- O conto O rei sapo conta uma história. O texto que conta uma história chama-se texto narrativo. Todo texto narrativo apresenta fatos em sequência: fato causa um efeito, que da origem a outro fato, e assim por diante. Em certo momento do conto em estudo, por exemplo, o sapo mergulhador entrega a bola de ouro à princesa. Que efeito esse fato causa?
- Os fatos apresentados em uma história acontecem em determinado tempo e lugar.
a) No conto O rei sapo, em que lugares ocorrem os fatos? Caracterize-os.
b)Os contos maravilhosos costumam ser iniciados pela expressão Era uma vez. Localize no conto a expressão que indica quando aconteceu a história e responda: o tempo em que aconteceram os fatos narrados no conto é preciso, determinado, ou é impreciso, indeterminado? Justifique sua resposta.
- Os fatos que aconteceram em uma história podem ser vividos por pessoas, animais e, às vezes, até por objetos. Quem vive os fatos de uma história chama-se personagem. As personagens classificam-se de acordo com o papel que desempenham na historia. A personagem principal chama-se protagonista. Nos contos maravilhosos, o protagonista é um heroi ou uma heroína. A personagem que se opõe ao protagonista, seja porque sua ação atrapalha a do protagonista, seja porque suas características são opostas às dele, é chamada de antagonista. Essa personagem é o vilão da história.
a) No conto O rei sapo, quem são os herois? E quem é o vilão?
b)Num texto narrativo ,há também personagens secundárias. As personagens secundárias são aquelas que têm uma participação menor ou menos freqüente na historia. No conto O rei sapo, quem são as personagens secundárias?
- Os contos maravilhosos costumam apresentar em seu início uma situação de tranqüilidade, que é quebrada por uma perda e/ou uma falta. É a partir dessa perda e/ou falta que o resto da história se desencadeia.
a) Na situação inicial do conto O rei sapo, há uma perda. Qual é ela?
b)Que falta a princesa comete em relação ao sapo?