segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sugestão de aula sobre poema/ poesia

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos aprenderão que o poema é um texto concreto, escrito em versos. Perceberão que nem todo poema tem rima ou fala de amor, além de perceberem que a poesia transcede o poema. A sequência permite, ainda, que os alunos percebam que cada poema tem um tom que determina o modo de sua leitura.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum conhecimento prévio específico é necessário para a execução dessa sequência.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA 1:
PROFESSOR: Exiba para os alunos a imagem abaixo, disponível em http://ciganinho.blogger.com.br/homem.jpg

Direcione a leitura da imagem, ressaltando para os alunos algumas pistas, como: a ferramenta nas mãos do homem, a vestimenta e a fisonomia. Pergunte aos alunos se eles acham que caberia a expressão "Bicho homem" para descrever a imagem. Contextualize a imagem dentro da perspectiva da Teoria Evolucionista. Caso você precise de subsídios, acesse http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm
Após terminada a discussão sobre a primeira imagem, exiba uma segunda. Esta você encontra em http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:yrLaDNbDTFyLIM:http://img292.imageshack.us/img292/7417/1196982989496704uy5.jpg


Como na primeira imagem, direcione a leitura, ressaltando as pistas nas quais os alunos podem se basear. Após as interpretações cessarem, verifique se a expressão "Bicho homem" se aplica à imagem. A contextualização dessa imagem certamente pode se ancorar na discussão sobre seres extraterrestres.
Uma terceira imagem deverá ser exibida. Ela pode ser acessada em http://malucoporjesus.files.wordpress.com/2010/03/pobreza-e-miseria-na-africa-ajude.jpg?w=460&h=262


Professor: pergunte aos alunos se esta imagem pode ser comparada às duas anteriores. Vá descrevendo todos os detalhes que a compõem: o menino, a sua posição de quatro, o olhar, a indiferença do homem que passa e é seguido. Pergunte-lhes se caberia a expressão "Bicho-homem" ou se ficaria mais adequada a expressão "Homem-bicho". Discuta com eles sobre as condições e situações que levam um homem a voltar à condição de bicho.
ETAPA 2:
PROFESSOR, escreva no quadro negro, dite ou entregue impresso o poema O bicho (http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira03.html), de Manuel Bandeira.
O bicho
(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava: engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.
Peça a alguns alunos que leia o poema, sem interferir na leitura. Após isso, faça algumas perguntas de modo a se certificar de que os alunos entenderam a temática do poema e suas estratégias de composição.
2aetapa: peça a ajuda de três alunos e encene o poema: escolha um lugar amplo da sala, coloque alguns "lixos" espalhados, deixe a lixeira bem visível e peça aos três alunos que representem: i) a pessoa que observou o homem-bicho; ii) o homem-bicho e iii) um narrador. Explique aos alunos que o homem-bicho deverá "comer com voracidade", "catar comida entre os detritos" enfim, comportar-se como animal esfomeado. Caso outros trios queiram dramatizar o poema, dê-lhes oportunidade.
ETAPA 3: Professor: selecione um ou mais vídeos e exiba-os para os alunos de modo que eles percebam as releituras do poema O bicho. Algumas sugestões http://www.youtube.com/watch?v=N_DEkVEBA64 ; http://www.youtube.com/watch?v=6Gr6lI4Fhis&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=xmzJ3iklmU4&feature=related
ETAPA 4: converse com os alunos se eles acham que os colegas que leram o poema em voz alta ( etapa 1), leram-no no tom adequado. Pergunte-lhes, também, qual seria o tom adequado do poema, já que ele fala de miséria, de fome, do homem socialmente marginalizado que se coloca na condição de bicho. Após a discussão, proponha aos alunos leituras dramatizadas a partir de diferentes pontos de vista ( quem viu o homem-bicho?). Sugira alguns personagens possíveis para ler expressivamente: um padre, um político em campanha eleitoral, uma patricinha cheia de nojo, um gago, um bêbado, etc. Após as diferentes leituras dramatizadas, faça os alunos perceberem que a leitura expressiva faz o poema ganhar vida e que, portanto, não se deve ler um poema como se lê uma notícia de jornal ou uma lista de compras.
ETAPA 5: Professor: a partir das dinâmicas trabalhadas com o poema O bicho, comece a desmistificar algumas questões relacionadas ao gênero Poetar:
1) Todo poema tem rima?
 Aproveite esse momento para mostrar aos alunos qual a função da rima no poema. Os poemas de José Paulo Paes (http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/poesias/josepaulopaes_raridade.htm) podem ser trabalhados com esse objetivo.
2) Todo poema fala de amor?
3) Poema é a mesma coisa que poesia?
4) Poema e poesia são coisas de menina?
6a etapa:
Professor: sistematize no quadro tudo o que foi aprendido sobre o gênero Poetar.
Recursos Complementares
A importância da poesia na sala de aula (http://www.editorapeiropolis.com.br/salaaula/SalaAula-10.pdf)
Avaliação
Professor: Distribua aos alunos o poema de Chico Buarque de Holanda, A bordo do Rui Barbosa (http://www.chicobuarque.com.br/livros/rb_01.htm) . Divida as tarefas por equipes: 1) ler expressivamente; 2) dramatizar o poema; 3) analisar o poema considerando as questões discutidas na sequência ( presença/ ausência de rima; temática; poesia, etc).
Fonte: www.mec.gov.br/portaldoprofessor

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz em encontrar esse blog. Sou monitora no Mais Educação e adorei esse blog.

    ResponderExcluir